Estações de Rastreio do PoSAT

As estações PoSAT constituem uma componente muito importante do sistema de comunicações PoSAT. Desenvolvidas com a preocupação de possuir grande mobilidade e permitir uma fácil instalação, podem ser transportadas para qualquer ponto do globo terrestre e estabelecer comunicação com o satélite PoSAT-1.
Esta comunicação passa pelo envio ou recepção de qualquer tipo de informação que pode ir desde os habituais ficheiros de texto ASCII, a um documento tipo Word (‘.doc’), ou Excel (‘.xls’), ou ainda a ficheiros de imagem ou som.


Foram até ao momento desenvolvidos três modelos, funcionalmente semelhantes, mas com caracteristicas adaptadas a aplicações específicas:

FSAT2000
FSAT3000
EPSI

A natureza do satélite Português permite que a comunicação seja realizada entre quaisquer dois pontos da Terra. O satélite PoSAT-1 encontra-se em órbita terrestre tipo LEO (Low Earth Orbit), efectuando cerca de 14 voltas por dia ao globo terrestre, o que se traduz em cinco ou seis passagens diárias por qualquer estação de solo. A órbita quase-polar do PoSAT-1 permite uma cobertura global do planeta. Desta forma, a comunicação entre duas estações é efectuada em primeiro lugar através do envio do ficheiro por parte da estação emissora para o satélite, que se encarrega de o guardar e numa segunda fase de o transmitir à estação receptora (quando passa sobre ela).

Além dos diversos componentes de hardware que constituem a estação, e que são responsáveis pela comunicação directa com o satélite, foi desenvolvido no Departamento de Optoelectrónica o programa Comunicações PoSAT. Criado para ‘correr’ em computadores PC em ambiente Microsoft Windows 9x, constitui uma aplicação de comunicação entre as várias estações através do satélite PoSAT-1. Instalado em todas as estações de comunicação, este software constitui o ‘cérebro’ das estações executando a gestão de todos os componentes de hardware do sistema e gerindo o processo de comunicação com o satélite. A gestão do hardware passa pela comunicação e controlo dos diversos módulos que implementa o protocolo de comunicação com o satélite, a modulação/desmodulação do sinal a emitir/receber e o controlo das antenas. No processo de comunicação com o satélite são geridos os ficheiros a enviar e receber, e a eficiência deste processo adquire uma grande importância pelo facto de que o tempo de passagem do satélite é limitado, a que acresce ainda a possibilidade de várias estações tentarem aceder simultaneamente ao satélite.

É de referir ainda o facto de o processo de comunicação com o satélite poder ser efectuado de uma forma absolutamente autónoma. Isto significa que o utilizador depois de ter a estação instalada, não precisa de acompanhar o processo de envio/recepção de ficheiros na altura em que o satélite está a passar sobre a estação. O utilizador apenas tem de indicar à estação quais os ficheiros que deseja enviar e para onde, e a comunicação estação–satélite é automaticamente realizada durante a passagem do satélite sobre a estação.



DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA ESTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PoSAT



FSAT2000

 

FSAT3000

 

EPSI


As estações  EPSI representam a miniaturização dos terminais anteriormente desenvolvidos (FSAT 2 000 e FSAT 3 000).
Trata-se de uma estação do tipo portátil, facilmente utilizável em comunicação fixas ou móveis e capaz de através do PoSAT ou de qualquer satélite de Órbita Baixa (semelhante ao PoSAT) proporcionar a transferência de ficheiros informáticos de forma directa ou como interface numa rede de correio electrónico.



EPSI – Estação PoSAT Integrada

  • No âmbito das actividades relativas às comunicações via PoSAT esteve patente ao público uma  Estação PoSAT Integrada - EPSI, em funcionamento, na EXPO'98 no Pavilhão do Conhecimento dos Mares.
  • Este terminal manteve-se em exposição no Pavilhão do Conhecimento do Mares após o encerramento da EXPO 98 no âmbito do Parque das Nações.

A importância destas Estações de Rastreio mereceram as seguintes palavras de algumas individualidades:

"…The operation of Po-SAT1 has exceeded the best expectations, especially if we consider its limitations and objectives. EMGFA, as well the various branches of the Armed Forces with emphasis on the Army and the Navy, have been using Po-SAT1 on a regular and intense basis, especially to support communications with peace keeping military forces in Angola, Bosnia and Zaire, where Portuguese troops have been stationed. This fact led EMGFA to propose to the Government the usage of Po-SAT1 as complement of the National Military Communication System (SICOM)." In Projecto Nacional de Indústria Aeroespacial, Eng. Sabino Marques, EFACEC e Dr. Rui Neves, EMPORDEF, 15 de Julho de 1998.

"… some weeks ago I had the pleasure to be on a business trip to Lisbon/Portugal and I was able to visit the EXPO’98 world exhibition in Lisbon over the weekend. In one of the big theme pavilions (in the "Exploring the Seas Pavilion", there was a remote sensing exhibition where portuguese projects were represented. In on of the showcases there was a portable (notebook, modem and radio + power amps mounted in a large briefcase) Po-SAT1 groundstation running the WiSP pacsat groundstation software on the colour notebook screen displaying the current position of Po-SAT1.

The portable system is called EPSI that abreviation stands for the portuguese words "Estação PoSAT Integrada" (integrated PoSAT station). It was very funny to see this groudstation since I am monitoring PoSAT since a few months with a very similar setup. (grin) If anybody of you plan to go to Lisbon/EXPO’98 you should look out for the PoSAT-1 grounstation in that pavilion. If you don’t plan to go the EXPO you may want to see the EPSI equipment at following internet address: http://www.dop.ineti.pt/epsi.htm…" Oscar Diez, hearsat-1@qth.net, 16 de Julho de 1998.


Missão do E.M.G.F.A. - ELIPAZ, Zaire


PRÉMIO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE ANIMEE 1997 , MENÇÃO HONROSA EPSI - ESTAÇÃO PoSAT INTEGRADA J. CABRITA FREITAS * FERNANDO D. CARVALHO * JOSÉ M. PINTO DE CASTRO * MANUEL ADLER ABREU * VICTOR M. SILVESTRE * JOÃO MARTINS * PEDRO RIBAU TEIXEIRA


"As Nossas Comunicações", artigo de autoria do Cap. TM (Eng.º) Marques da Silva, "JORNAL DO EXÉRCITO" de Abril 1997, Pág. 19.


A 12 de Março de1997 foi assinado o contrato para fornecimento ao E.M.G.F.A. no âmbito do Programa SICOM/PoSAT, de quatro terminais de comunicações via PoSAT-1, três são portáteis (EPSI), e um do tipo F-SAT 3000. Estes terminais para além de garantirem as comunicações e a transmissão de dados entre as várias estações do Sistema PoSAT, permitirão ainda a transmissão de correio electrónico associando as ligações via Internet, com ligações via PoSAT.

A Sra. Dra. Fernanda Gonçalves em representação do INETI e o Sr. Tenente-Coronel Abel Nogueira Cardoso em representação do Sr. Contra-Almirante José Torres Sobral, Director do Programa SICOM (Sistema Integrado de Comunicações), na presença do Sr. Eng. Cabrita Freitas, Director do Departamento de Optoelectrónica, na altura Coordenador do Grupo de Engenharia do DOP, onde foram produzidas as estações.


IMAGENS CAPTADAS PELO PoSAT-1

INFORMAÇÃO EMITIDA PELAS ESTAÇÕES

  • Estação de Comando de Sintra (MARCONI)
  • INETI - LAER, Lisboa
  • Estação Rádio Naval Cmte. Nunes Ribeiro, Lisboa
  • Universidade da Beira Interior, Covilhã
  • Instituto da Juventude da Guarda
  • Universidade do Algarve, Faro
  • Estação da CTM5 (Companhia de Transmissões nº5), Angola, no âmbito da missão de paz UNAVEM III da ONU.
  • Corveta António Enes
  • Estação Rádio Naval da Horta, Açores
  • Regimento de Transmissões, Lisboa
  • E.M.G.F.A.
  • Regimento de Transmissões, IFOR/SFOR, Bósnia-Herzegovina
  • Missão do E.M.G.F.A. - ELIPAZ, ex-Zaire
  • EXPO'98, Pavilhão do Conhecimento dos Mares

[ Quem Somos | Contratos de I&D | Produtos | Notícias | Publicações
Formação | Prémios | Clientes | Mapa do Site | Home Page ]

© Copyright 1996, 1999, INETI - DOP
Última actualização:12-05-2000
Pedidos de informações: Drª. Cristina Aguiar
Webmaster: Luís Crespo
Art Director: Dr. Carlos Duarte
Responsável: Engº. José Cabrita Freitas
Campus do INETI, Edifício D - Estrada do Paço do Lumiar, 22 - 1649-038 Lisboa, Portugal - Tel.: +351. 217 165 181 - Fax: +351. 217 163 048
Linha Verde do INETI
800 227 000